terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Deuteronómio 1: 22-33

Então todos vós chegastes a mim, e dissestes: Mandemos homens adiante de nós, para que nos espiem a terra e, de volta, nos ensinem o caminho pelo qual devemos subir, e as cidades a que devemos ir.
Isto me pareceu bem; de modo que de vós tomei doze homens, de cada tribo um homem.
E foram-se, e subiram à montanha, e chegaram até ao vale de Escol, e o espiaram.
E tomaram do fruto da terra nas suas mãos, e no-lo trouxeram e nos informaram, dizendo: Boa é a terra que nos dá o SENHOR nosso Deus.
Porém vós não quisestes subir; mas fostes rebeldes ao mandado do SENHOR nosso Deus.
E murmurastes nas vossas tendas, e dissestes: Porquanto o SENHOR nos odeia, nos tirou da terra do Egito para nos entregar nas mãos dos amorreus, para destruir-nos.
Para onde subiremos? Nossos irmãos fizeram com que se derretesse o nosso coração, dizendo: Maior e mais alto é este povo do que nós, as cidades são grandes e fortificadas até aos céus; e também vimos ali filhos dos gigantes.
Então eu vos disse: Não vos espanteis, nem os temais.
O SENHOR vosso Deus que vai adiante de vós, ele pelejará por vós, conforme a tudo o que fez convosco, diante de vossos olhos, no Egito;
Como também no deserto, onde vistes que o SENHOR vosso Deus nele vos levou, como um homem leva seu filho, por todo o caminho que andastes, até chegardes a este lugar.
Mas nem por isso crestes no SENHOR vosso Deus,
Que foi adiante de vós por todo o caminho, para vos achar o lugar onde vós deveríeis acampar; de noite no fogo, para vos mostrar o caminho por onde havíeis de andar, e de dia na nuvem.


Moisés relembra o episódio do envio dos 12 espias à terra prometida. Muitas vezes, quando pensamos nesta passagem culpamos somente os 10 espias que "envenenaram" o espírito do povo, mas Moisés acusa o povo, eles não quiseram ir, eles rebelaram-se contra Deus, murmuram contra Jeová e o acusaram de os querer destruir. Deus que os livrara do Egipto de forma clara!

Já ouvi irmãos dizerem que se Deus se manifestasse de forma clara, muitos mais se salvariam. Os versos 30,31 mostram o contrário disto, o povo tinha visto a mão de Deus na sua saída do Egipto e dependera da sua direcção no deserto, tinha provado o maná dado pelo Senhor, mas nem isso os livrou da descrença, da murmuração, do desespero. Quando Cristo curou os 10 leprosos quantos voltaram? Quando Cristo agia milacurosamente, qual a reacção dos fariseus e outros? A salvação vem pela fé e a fé é dom de Deus.
Esta passagem nos avisa para olharmos cuidadosamente pelo nosso relacionamento com Deus. Buscá-lo diariamente, atentando para a nossa natureza pecaminosa e reconhecendo a necessária dependência de Deus.

Um bom dia.

Um bom excerto sobre dependência, aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário