terça-feira, 19 de outubro de 2010

Adoração e louvor

Neste momento há poucos assuntos que me interessem mais do que aqueles relacionados com adoração e louvor. Tenho uma série de livros sobre o assunto e estou a ler dois ou três desses livros.
O meu interesse sobre a questão parte, provavelmente, da consciência das alterações efectuadas na minha igreja e das opções tomadas.
Alguns acham-me demasiado conservador, outros argumentam que é uma questão de gosto, uns concordam comigo mas sem grande convicção, já que concordam com as opiniões contrárias. Não pensem que no tocante a esta questão pense que seja tudo uma questão de gosto ou de opinião, penso que há princípios claros na Palavra que nos indicam que nem tudo é deixado ao gosto de cada um.

Clarificando:

- será igual ter membros na equipa de louvor que não sejam crentes ou que publicamente ainda não tenham dado esse testemunho? Ou nas palavras de Tozer, somente o crente adora.
- pessoalmente, o estilo não me incomoda, tenho encontrado autores que desconfiam de determinados instrumentos, ainda não tomei uma decisão acerca disso.
- mas se o estilo é quase sempre secundário (ainda que dependa do que se toca e da forma como se toca), o conteúdo não é, pelo menos para mim. Sinto que muitas vezes, estamos a cantar pouco mais do que mantras, pequenas frases com conteúdo teológico curto, durante grande parte das nossas reuniões.
- o louvor é a parte central dos nossos cultos? Quanto tempo dura o louvor e quanto tempo dura a pregação, leitura da Palavra e oração?
-seria capaz de estar numa igreja sem louvor? Conseguiria estar numa igreja sem pregação? São duas perguntas "parvas", mas como já ouvi respostas "parvas", coloco-as aqui.
- será que a emoção e "os encontros com Deus" que alguns têm através do louvor são bíblicos? Qual o objectivo do louvor? O que é louvor e adoração?
- quantas pregações já ouvi sobre louvor e/ou adoração? Tenho sido ensinado como praticar estas duas áreas da vida cristã? O meu/teu pastor já pregou sobre princípios relacionados com estas duas áreas?
- sinto que por vezes há menos problemas em discutir questões teológicas, até de uma forma dura, mas que há um cuidado quase temeroso em discutir a adoração e louvor.
- que preparação teológica tem o líder de louvor e os músicos? Precisam de ter ou bastam ser bons músicos?
- deverá haver ligação/comunicação entre a equipa de louvor e o pastor/pregador? Haver um cuidado nas escolhas feitas, tendo em conta a mensagem que vai ser pregada?
- qual o papel da comunidade/igreja? Muitas vezes estou na congregação e não os oiço cantar, não estou a ouvir a congregação a cantar, mas a equipa de louvor. É isto lícito? Bom? Um erro?
- Não critico os cuidados/preparação musical, mas critico a falta de cuidados com a letra. Quantas vezes tenho olhado para as letras projectadas na tela e vejo erros ortográficos, de pontuação, de sentido. São estas coisas de pequena importância?

Estas são algumas das questões que me levam a procurar aqui e acolá livros sobre este assunto. Confesso que nem sempre concordo com as premissas e conclusões daqueles que parecem estar do "meu lado". Este facto só mostra como somos distintos e como estas duas questões mexem com muita coisa.
Por isso, sim, algumas das leituras serão sobre louvor e adoração, o próximo livro que comentarei aqui será sobre isso mesmo.

Até amanhã.

2 comentários:

  1. Questões excelentes e muito pertinentes, às quais importa encontrar respostas, para que o louvor e a adoração a Deus, o sejam de facto.

    ResponderEliminar
  2. Então e só hoje é que eu descubro este canto?!?

    Nice:)

    ResponderEliminar