terça-feira, 12 de outubro de 2010

Das leituras

What does God want of us anyway? Mark Dever

Fiquei semi-desiludido quando recebi este livro no correio. Ou melhor, quando abri e li o índice. Porquê?
O livro está dividido em três partes, The Message on the Whole Bible, The Message of the Old Testament: Promises Made e The Message of the New Testament: Promises Kept.
O objectivo de Dever é dar-nos uma visão completa e estruturada da mensagem bíblica, dando ao mesmo tempo uma visão do seu conjunto.
Na primeira parte, Dever mostra o carácter das promessas divinas, feitas e guardadas, fala-nos da história do Povo de Israel e da promessa do Salvador, cumprida em Cristo. Termina a primeira parte falando da nova aliança e da promessa da Nova Criação.
A segunda parte do livro foca a narrativa do Velho Testamento e responde à pergunta "Vale a pena ler o Antigo Testamento?". Desta questão, Dever desenvolve a história do Povo de Israel, a Santidade de Deus e a promessa de esperança num Salvador.
O mote para a leitura do Antigo Testamento é a ideia de Promessas Feitas, o mote para o Novo Testamento é que essas Promessas são e serão Cumpridas. Nesta terceira parte, Dever fala de Cristo, do povo da nova aliança e da nova criação.

Porque é que fiquei desiludido? Não é por desconfiar ou estar em desacordo com o autor, nada disso! O problema é que já tinha dois desses textos (primeira e segunda parte) num outro livro de Dever, The Message of the Old Testament. Quando comprei o livro não percebi que era a coligação dos capítulos introdutórios daquele volume e do volume sobre o Novo Testamento.
De qualquer modo, começaremos por este livro, as nossas leituras de trinta minutos.

Sem comentários:

Enviar um comentário